Rio de Janeiro / RJ - segunda-feira, 06 de maio de 2024

Dicas para melhorar seu atendimento!

        Como aproveitar melhor a sua consulta médica                   

       Dicas aos colegas médicos:

        Como médicos, devemos aproveitar todo tempo necessário (seja qual for) para melhor atender o paciente!

        Nunca deixar interesses que não o bem estar do paciente abreviem ou termine a consulta médica.

        Muitas vezes, o papo, atenção e compreensão serão decisivos para o acerto no tratamento proposto. Muitas doenças do corpo (somáticas), quase sempre tem origem dos problemas da cabeça (psicologico).

        *Lembrem daquele eixo de interligação dos orgãos e sistemas!

                          [Eixo Imuno-Endocrino-Somático-Neuropsiquico]

        Nunca subestime seu amigo paciente, pois o "piti" ou "dnv" podem ter apenas uma pontinha do verdadeiro motivo de interesse para a cura; e se não formos serenos, tolenrantes e atentos, certamente estaremos contribuindo para um agravamento ou progressão de um mal maior no futuro, e com isso, acabamos negligenciando a quem se entregou aos nossos cuidados plenos. 

Dicas ao Amigo Paciente:

Durante uma consulta médica, é freqüente que os pacientes ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença.


Por isso preparamos algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos.
O que é uma consulta médica?
Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Veja algumas dicas para uma boa consulta.

Horário
Nunca chegue atrasado. Você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar na hora marcada.

Acompanhantes
O acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Caso contrário, pode haver até um certo constrangimento na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema.

 
Cronologia
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer.

Medicação
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

Exames
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.

Dúvidas
Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido.

Lembre-se
O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e dos cuidados recomendados.

              O melhor Médico é o que lhe trata com respeito, carinho e profissionalismo, além de ser aquele o qual se sinte bem, e resolve seus problemas Efetivamente!

           Não se impressione com Diploma e Titulos em paredes, nem fique 'feliz' com médico 'bonzinho' que deixa voce fazer tudo e concorda sempre com você!

               Honestidade é a melhor conduta na estratégia para uma boa relação entre médico-paciente!